VRoad

Logo do projeto

Designação: VRoad - Realidade Virtual aplicada à formação em Saúde e Segurança em obras rodoviárias europeias.

Projeto: Pertencente ao Programa Erasmus+ (Erasmus+ Program) da União Europeia, candidatura 2018, da Ação-chave 2 - Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas.

Identificação do projeto: 2018-1-ES01-KA202-050294.

Duração: 24 meses, de outubro de 2018 a setembro de 2020.

Orçamento: 214.484 €.

Coordenador do projeto: Fundación Laboral de la Construcción (Espanha).

Parceiros: GA Consultores (Espanha), Formedil Piemonte (Itália), CENFIC - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul (Portugal), BTP CFA INdre-et-Loire (França).

Website: http://microsites.fundacionlaboral.org/vroad?idioma=1

 

Redes sociais do VRoad

 

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A manutenção e exploração das infraestruturas rodoviárias é essencial para manter a sua viabilidade e prolongar a vida útil das vias de comunicação rodoviárias europeias, que reforçam a coesão social e territorial da União Europeia (UE) através da promoção do desenvolvimento económico e da criação de emprego.

Para tal, dispor de mão-de-obra qualificada nas obras rodoviárias, de acordo com os requisitos de Saúde e Segurança, é essencial para aumentar a competitividade e o desenvolvimento da indústria da construção, que enfrenta as seguintes necessidades:

  • Melhorar a prevenção de riscos nas obras rodoviárias;
  • Implementar inovação pedagógica orientada para as necessidades de manutenção rodoviária;
  • Promover a aquisição de competências pedagógicas.

 

Sistema de formação, baseado em Realidade Virtual, com simulação de cenários reais

O projeto europeu VRoad visa responder às necessidades específicas, baseada na aprendizagem em contexto de trabalho, bem como à prevenção de riscos em obras rodoviárias, através do desenvolvimento de um sistema de formação em Realidade Virtual, ou seja, através de um cenário gerado por computador que simula uma experiência realista de trabalho específico no terreno.

Desta forma, o principal resultado da iniciativa é o desenvolvimento de uma aplicação de Realidade Virtual para promover a formação em Saúde e Segurança em trabalhos de conservação e manutenção de vias de comunicação rodoviárias, na indústria da construção europeia, bem como:

  • Um guia prático com os conhecimentos, aptidões e competências no campo dos trabalhos de conservação e manutenção de vias de comunicação rodoviárias que os profissionais do sector devem possuir, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança do trabalho;
  • Uma aplicação de Realidade Virtual (chamada VRoad) que incluirá cenários virtuais para apoiar os processos de aprendizagem como um sistema de formação em prevenção de riscos e medidas preventivas relacionadas com obras rodoviárias. Serão desenvolvidos três cenários virtuais: fecho de faixa; reparação de rails de proteção e sinais de trânsito; e protocolo de ação em caso de acidente;
  • Um guia didático para formadores que permitirá gerir a aplicação VRoad e aproveitar ao máximo o sistema de formação;
  • Um roteiro que estabelece as normas e os passos necessários para reconhecer o conteúdo do sistema de formação proposto, desenvolvido em termos de QEQ -Quadro Europeu de Qualificações (European Qualification Framework) e de acordo com o quadro europeu e as recomendações do EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training - https://www.eqavet.eu/).

Em apoio a estes desafios, o projeto terá um duplo objetivo: criar Grupos Consultivos Nacionais (GCN) em cada país da parceria, bem como Grupos Consultivos Técnicos (GCT) e implementar o processo de reconhecimento padrão.

A metodologia de trabalho combinará técnicas qualitativas (grupos focais) e quantitativas (questionários e inquéritos online) para obter informação em primeira mão sobre Saúde e Segurança em obras rodoviárias e, em particular, em obras de manutenção rodoviária.

 

Desafios e benefícios para a indústria

Esta iniciativa europeia aborda três desafios claros:

  • Dificuldade em realizar a aprendizagem em contexto real de trabalho, neste tipo de atividades, no âmbito de trabalhos de estrada e especialmente na formação tradicional realizada em sala de aula;
  • Aumentar a procura de metodologias e ferramentas pedagógicas atrativas e inovadoras que facilitem os processos de aprendizagem-formação na indústria da construção;
  • Falta de ferramentas e recursos de formação, incluindo a experimentação, que facilite a aprendizagem e aumente a motivação do formando para a formação através da sua participação num processo imersivo.

 Os benefícios em resolver, parcialmente, estes desafios são:

  • Melhoria da atividade dos prestadores de formação profissional da indústria da construção, incluindo uma oferta de formação apelativa para o trabalhador atual ou potencial, do setor da construção;
  • Reforço da cultura preventiva nos trabalhadores do Setor;
  • Reforço das qualificações dos trabalhadores em matéria de gestão e utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC);
  • E, em suma, a melhoria da imagem de um sector cada vez mais preparado e competitivo.

 

Recursos do Projeto

Download - «Series of learning results in COEX works: Analysis of the results».

Disclaimer 

 

 

Logo do projeto

  

Designation: VRoad. Virtual Reality applied to roadwork training in European construction industry.

Project: Belonging to the European Union Erasmus+ Program, 2018 Call, of the Key Action 2 to the Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices.

Project Identification: 2018-1-ES01-KA202-050294.

Duration: 24 months, since October 2018, until September 2020.

Budget: 214.484 €.

Coordinator of the project: Fundación Laboral de la Construcción (Spain).

Partners: GA Consultores (Spain), Formedil Piemonte (Italy), CENFIC - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul (Portugal), BTP CFA INdre-et-Loire (France).

Website: http://microsites.fundacionlaboral.org/vroad?idioma=1

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The maintenance and exploitation of road infrastructures is essential to maintain their viability and extend the useful life of European transport infrastructure, which strengthens the social and territorial cohesion of the European Union (EU) by promoting economic development and job creation.

To this end, having a qualified workforce in road works, in accordance with the requirements of Health and Safety is essential to increase the competitiveness and development of the construction industry, which faces the following needs:

  • Improving the hazard prevention in roadworks.
  • Implementing a pedagogical innovation aimed at road maintenance needs.
  • Promoting the acquisition of pedagogical skills.

 

Training system, based on Virtual Reality, with simulation of real scenarios

In this sense, the European project VRoad aims to address the specific needs of Work-based Learning (WBL) and risk prevention in road works, through the development of a Virtual Reality (VR) training system, i.e., through a computer-generated scenario that simulates a realistic experience of specific work in the field.

In this way, the main result of the initiative is the development of a Virtual Reality application to promote training in Health and Safety in COEX works in the European construction industry, as well as:

  • A practical guide with the knowledge, skills and competences in the field of Road Maintenance and Operation (COEX) that professionals in the sector must possess, with the aim of guaranteeing the quality and safety of the work.
  • A Virtual Reality application (called VRoad) which will include virtual scenarios to support learning processes, and as a training system in risk prevention and preventive measures related to road works. Three virtual scenarios will be developed: lane closure; repair of handrails and traffic signs; and action protocol in the event of an accident.
  • A didactic guide for Vocational Training (VET) teachers that will allow them to manage the VRoad application and make the most of the training system.
  • A roadmap which establishes the standards and necessary steps to recognize the content of the proposed training system, developed in terms of EQF (European Qualification Framework) and according to the European frame and recommendations of EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training).

In support of these challenges, the project will have a double objective: to create National Advisory Groups (NAGs) in each country of the partnership, as well as Technical Advisory Groups (TAGs) and to implement the standard recognition process.

The working methodology will combine qualitative techniques (focus groups) and quantitative techniques (questionnaires and internet surveys) to get first-hand information regarding Health and Safety on roadworks and, in particular, in maintenance roadworks.

 

Challenges and benefits for industry

However, this European initiative addresses three clear challenges:

  • Difficulty to carry out work-based learning in real situations in this type of activities in roadworks scope, and especially in traditional training carried out in classroom.
  • Increasing demand of attractive and innovative pedagogical methodologies and tools which ease the learning-training processes in construction industry VET, especially with some collectives.
  • Lack of training tools and resources including the experiential item to make easier the learning and increase the trainee’s motivation towards training, through his/her participation in an immersive process.

The benefits of solving, at least in part, these challenges are:

  • Improvement of the construction VET providers' activity to include an appealing training offer for the current and potential construction sector worker.
  • Strengthening of the preventive culture of construction workers.
  • Enhancement of workers’ qualification on management and use of Information and Communication Technologies (ICT).
  • And, in short, the improvement of the image of an increasingly prepared and competitive sector.

 

Project Resources

Download the «Series of learning results in COEX works: Analysis of the results».

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