Parcerias

RE.FORM.E

O CENFIC integra, desde há largos anos, a Rede RE.FORM.E - Rede de Formação na Europa, formada por um significativo conjunto de organismos de formação profissional da Alemanha, Finlândia, França, Bélgica, Itália, Espanha, Suíça, Suécia e Portugal.

Esta Rede otimiza as sinergias de cada um dos seus membros tendo, para tal, decidido organizar-se por Grupos de Trabalho que tratam temas relativos a Formação de Jovens e Ativos, Formação de Formadores, Higiene e Segurança e, mais recentemente, Construção Sustentável.

Do trabalho realizado pelos membros dos diferentes Grupos destaca-se o desenvolvimento de vários projetos, alguns financeiramente apoiados por Programas Comunitários, que podem ser conhecidos através do endereço www.reforme.org .

Parifonds Bau

No âmbito da cooperação instituída, há já vários anos, entre o PARIFONDS BAU (Fundo Paritário para a industria da Construção Civil, na Suíça), a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) e o CENFIC, o Projeto de Formação Profissional Portugal/Suíça tem tido várias edições destinadas a emigrantes portugueses que trabalham em empresas de construção, na Suíça.

As ações de formação decorrem nas instalações do CENFIC durante os meses de janeiro e fevereiro. Em 2012 desenvolveu-se a ação de ?Aperfeiçoamento nas Especialidades de Alvenarias e Revestimentos, Cofragens e Armaduras, Canalizações e Entivações?. Esta ação de formação teve como finalidade reforçar as competências dos trabalhadores permitindo-lhes uma progressão nas empresas do Setor da Construção Civil e Obras Públicas da Suíça, onde estão empregados.

Câmara Municipal de Fronteira

A cooperação entre a Câmara Municipal de Fronteira e o CENFIC, para o desenvolvimento de ações de formação profissional, iniciou-se na década de 90 e constituiu o principal Polo de Formação do CENFIC na Região Alentejo.

A par de ações para Condutores Manobradores, realizaram-se neste Concelho diversas outras dirigidas para as profissões de base do Setor, com particular destaque para as de Restaurador de Edifícios Antigos e de Pedreiro Restaurador, com incidência na conservação do património edificado.

As Técnicas Tradicionais de Construção foram largamente divulgadas e ensinadas nos curso ministrados pelo CENFIC, quer em Fronteira quer em Cabeço de Vide, em resultado de um elevado interesse e dinamismo manifestados pela Autarquia, em relação à área da Conservação e Restauro.

Câmara Municipal de Loures

O CENFIC está localizado no concelho de Loures, pelo que existe uma natural relação de parceria em matéria de formação profissional entre o Centro e a Câmara Municipal.

Com particular relevância, destaca-se o regular desenvolvimento, nas instalações e obras da Autarquia, da componente de formação prática em contexto de trabalho (estágio), integrada nas ações de formação constantes do Plano de Atividades do CENFIC, designadamente de Eletricista de Instalações, Canalizador/a e Técnico/a de Higiene e Segurança do Trabalho.

Município de Mação

Desde o início da década de 90 que o CENFIC desenvolve ações de formação profissional em Mação, em cooperação com a Câmara Municipal e os Centros de Emprego da região, dando assim resposta a necessidades de formação da população e das Empresas do Setor da Construção Civil.

Nos primeiros anos de cooperação, a formação desenvolveu-se em terrenos e instalações dispersas por vários locais do concelho, através de ações direcionadas para as profissões de base do Setor, Pedreiro, Ladrilhador/a, Construtor/a de Arruamentos, Pintor/a da Construção Civil, Canalizador/a, Eletricista de Instalações e Condutor/a Manobrador/a de Equipamentos de Movimentação de Terras.

Mais recentemente, com a cedência de um terreno e a construção de um Edifício de Formação pela Autarquia, a oferta de formação foi alargada a profissões técnicas e de enquadramento, designadamente, Desenhador/a da Construção Civil, Medidor/a Orçamentistas, Técnic/a de Obra, Técnic/a de Higiene e Segurança do Trabalho e Técnico/a Instalador/a de Sistemas Solares Térmicos e Fotovoltaicos, entre outras.

Presentemente, Mação constitui-se como o mais importante Polo de Formação do Cenfic na Região Centro, estando já previstas formações mais específicas, como as de Técnico/a de Topografia (formação inicial) ou de Técnico/a de Obra (aperfeiçoamento) para ativos das empresas, em regime pós-laboral.

Município de Palmela

Através dum primeiro Protocolo de Cooperação celebrado em 2000, a Câmara Municipal de Palmela disponibilizou um terreno no Pinhal Novo, que permitiu ao CENFIC desenvolver múltiplas ações de formação de Condutores Manobradores de Movimentação de Terras, naquela região. Atualmente, com base num novo Protocolo assinado em 2011 e com o mesmo objetivo, a Câmara Municipal disponibilizou um outro terreno, no Poceirão, para onde o Cenfic transferiu já e reorganizou o seu estaleiro de formação.

Assim, o Poceirão constitui-se hoje como o mais importante Polo de Formação do CENFIC para o desenvolvimento de ações de formação de Condutores Manobradores, seja de formação inicial, de aperfeiçoamento ou de certificação. Esta oferta formativa, emblemática na atividade do CENFIC, tem-se revelado de grande empregabilidade, sendo disponibilizada, em Portugal, por apenas um número muito restrito de entidades.

Exército Português

O CENFIC celebrou um Protocolo com o Exército Português, tendo em vista a realização de Cursos de Formação Profissional e a Certificação de Competências, destinados a militares que prestem serviço naquela Instituição.

Escola Secundária de Loulé

Para além da atividade formativa que realiza nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, também no Sul do país o CENFIC tem vindo a desenvolver ações de formação inicial nas áreas de Canalizador/a, Técnico/a de Obra e Técnico/a de Desenho da Construção Civil, através duma parceria estabelecida com a Escola Secundária de Loulé e apoiada pelo Centro de Emprego desta cidade.

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

Para o CENFIC, é particularmente gratificante a cooperação com Instituições que se dedicam ao Ensino superior na área da Construção e que partilham as suas estratégias para que a Construção Sustentável e a Inovação Tecnológica sejam uma constante no nosso Setor.

A EST Barreiro é o parceiro do CENFIC no desenvolvimentos dos Cursos de Especialização Tecnológica, reconhecendo aos formandos algumas equivalências para efeitos de prosseguimento de estudos naquela Instituição.

Universidade Lusíada

A cooperação entre a Universidade Lusíada e o CENFIC centrou-se sobretudo na área do ensino da Conservação e Restauro do património Arquitetónico, tendo tido o seu ponto alto na realização dos Cursos de Verão em Património, realizados em Fronteira, também com o apoio da respetiva Autarquia, nos anos de 2004 a 2006.

A correta articulação entre teoria e prática, a primeira lecionada por docentes da Universidade e a segunda por formadores do CENFIC, permitindo aos alunos a experimentação de técnicas e materiais da construção tradicional, foi uma das principais chaves para o êxito desta iniciativa da ULL.

De assinalar também, no âmbito desta cooperação, a realização nas instalações da Universidade, em setembro de 2003, dos 7.ºs Encontros da Rede REFORME - Rede de Formação para a EUROPA, de que o CENFIC é parceiro.